sábado, 7 de dezembro de 2013

 

ILHA DO COMBU: UM DIA MAIS QUE ESPECIAL NA E.M. Profº MILTON MONTE.

http://www.edfisicasemfronteiras.blogspot.com.br/

  Profa. Rosinha Costa e Ana Lúcia Diniz

Hoje, dia 06/12/2013, estivemos na ilha do Combu vivendo um dia especial na E.M. Milton Monte. Foram realizadas atividades de cunho lúdico pedagógico com todos os alunos da escola.
O grupo de educadores de alto nível de formação, que compõem o quadro de docentes da referida escola, coordenados pela Professora Rosinha Costa, uma expert na área educacional, proporcionou aos alunos momentos ímpares de aprendizagem com base na ludicidade. Contamos ainda com o apoio dos funcionários do corpo administrativo, operacionais e da coordenadora Silene Teixeira, que demostrou o quanto uma gestão comprometida com uma educação de qualidade faz a diferença. Escola limpa, organizada e o mais importante, o grupo de trabalho em sintonia.
 Crianças da Escola Municipal Prof. Milton Monte.
As atividades realizadas foram feitas nos turnos, manhã e tarde com as seguintes especificidades:
Turno manhã
1 ) Apresentação da equipe: atividade de interação, onde as crianças puderam se relacionar e familiarizar com os visitantes.
2) Cantiga de roda, Escravo de Jó: Resgate da cultura popular e interação das crianças através do cantar e brincar com a música.

 3) A Múmia: atividade onde as crianças tinha que fazer uma múmia enrolando seu par com papel higiênico. Foi trabalhada a percepção, criatividade, coordenação motora.
4) Bambolê Divertido: mostrou diversas formas educativas de usar o bambolê. Trabalhou a percepção, equilíbrio, sequência lógica, numerais, parceria, agilidade.
 
5) Patinação com garrafas pets: tem como objetivo incentivar a criatividade da criança usando a força, percepção e equilíbrio para puxar ou ser puxado nas garrafas pets, buscando diferentes formas para fazê-lo.
               6) Contação de História: uma atividade riquíssima onde o aluno foi estimulado em áreas como: interpretação, oralidade, reconto da história, criatividade, raciocínio lógico, respeito aos animais.
                7) Entrega de brindes, distribuição de pipoca e pirulito.
Turno da tarde
No turno da tarde tivemos as seguintes atividades:
1)      A apresentação da equipe: Rosinha Costa, Ana Lúcia Diniz, Paulo Diniz.
2)      Jogo do vai e vem: trabalhando retas, ângulos, coordenação.
3)      O uso do Bambolê nas partes do corpo: foi mostrado o bambolê como instrumento de alongamento muscular, usando-o nas diferentes partes do corpo, trabalhando o condicionamento físico das crianças.
4)      Subindo no açaizeiro: usando a própria realidade das crianças, que são moradores da ilha e tem como um dos meios de subsistência o colheita de açaí, os alunos subiram no pé da árvore trabalhando a agilidade, segurança, criatividade.
5)      Entrega de brindes, distribuição de pipoca e pirulito.
Todas as atividades realizadas tiveram como objetivo proporcionar aos alunos da E.M. Profº Milton Monte uma manhã recreativa com atividades que foram elaboradas pedagogicamente para estimular o aprendizado dos alunos.
Deixamos aqui registrado, que o nosso trabalho só teve o êxito esperado, pois desde o início contamos com a boa vontade e colaboração de todos que fazem parte do quadro funcional da E.M. Profº Milton Monte, que estão de parabéns pelo entrosamento, compromisso e dedicação com a educação pública.
Texto: Ana Lúcia Diniz.

Fotos: Paulo Diniz

 

 Corrida de sacos

Escola Municipal Prof. Milton Monte - Ilha do Combú.
 Profa. Rosinha Costa e Flávia Machado.

A corrida de sacos é uma competição geralmente infantil na qual as crianças armazenam os pés dentro de um saco e pulam com a intenção de chegar ao outro lado da rua ou à uma linha de chegada. A primeira criança a alcançar esse objetivo é a vencedora da partida.
Turma da manhã: Jardim - Profa Flávia Machado, CI 1º ano - Profa. Suely Vasconcelos de Sousa, CI 2º ano - Profa. Eda Pereira, CII 1º ano - Profa. Regiani e Elison Ferreira.
Objetivo: desenvolver o equilibrio.
Estimulção: Trabalhar a coordenação motora, lateralidade, trabalhar emoções(competitividade - saber perder e saber ganhar).

A educação desenvolve as faculdades, mas não as cria.(Voltaire).
Tudo o que é enraizado e congénito pode ser atenuado pela educação, mas não vencido.(Séneca).
Turma da manhã: Jardim - Profa Flávia Machado.
Fotos: Paulo Diniz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário