quarta-feira, 13 de junho de 2012

PROJETO 2012 TURNOS MANHÃ E INTERMEDIAŔIO


PROPOSTA DE TRABALHO DA SALA DE INFORMÁTICA
TURNOS: MANHÃ E INTERMEDIÁRIO
PROFESSORA: ANA LÚCIA FONSÊCA DOS SANTOS DINIZ
PROJETO: A LEITURA E A ESCRITA COMO INSTRUMENTO DE INFORMAÇÃO, FORMAÇÃO E CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO.

TEMA GERAL: A Cidade de Belém


FEVEREIRO - 2012
   
1. IDENTIFICAÇÃO

PROJETO: A leitura e a escrita como instrumento de informação, formação e construção do conhecimento social.
TEMA GERAL: A Cidade de Belém

NOME DA PROFESSORA: Ana Lúcia Fonsêca dos Santos Diniz

NOME DA ESCOLA: Escola Municipal Palmira de Oliveira Gabriel

TURMAS ENVOLVIDAS: C I e C II (total de turmas 11, sendo 6 no turno da manhã e 5 no intermediário atendidas no laboratório de informática semanalmente)

PARCERIAS: Professores de diferentes disciplinas e salas ambientes.

JUSTIFICATIVA:
Em decorrência da vida moderna, vários costumes e conceitos tem se perdido com o passar dos anos, dentre eles o hábito de ler, tão comum e valorizado há tempos atrás. Têm-se visto que o hábito de leitura tem se perdido não apenas por parte dos alunos como também dos professores, trazendo como consequência cidadãos com uma restrita visão de mundo e, portanto, pouca capacidade crítica.
Atualmente, com a diversificação dos meios de comunicação, o uso da Internet e diferentes tipos de mídias, os alunos anseiam por metodologias diferentes, motivadores, desafiadoras, atraentes. Dessa forma, leitura trabalhada na escola, não deve apenas ser um instrumento de alfabetização, mas sim suporte para que, ao vivenciar a leitura, o indivíduo tenha um senso crítico aguçado, de modo a torná-lo sensível às questões do cotidiano que o norteiam. Com a leitura, bem estruturada, expande-se o mundo e possibilitam-se situações comunicativas possíveis à compreensão dos outros indivíduos. É um pequeno universo que engrandece e interliga diversos mundos.
A leitura tornou-se de extrema importância na formação do homem, que vive em um mundo em constante transformação e evolução científica e tecnológica, sendo necessário que o aluno, desde as séries iniciais, seja capaz de participar ativamente na sociedade na qual está inserido como agente ativamente transformador e não apenas como mero espectador.
É nessa perspectiva que o Projeto A LEITURA E A ESCRITA COMO INSTRUMENTO DE INFORMAÇÃO, FORMAÇÃO E CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO, trabalhará esses aspectos como instrumentos que darão suporte necessário para que os alunos possam atingir a capacidade cognitiva a fim de evoluir acompanhando a transformação do mundo letrado e tecnológico sendo ele capaz de ler e escrever com coesão e coerência de forma interpretativa e analítica.


OBJETIVO GERAL: Familiarizar os alunos com diversos tipos de linguagem, através do uso de diferentes fontes de informação, para que os mesmos possam entender os processos da leitura e da escrita com instrumento de informação, formação e construção do conhecimento social.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
@ Possibilitar aos alunos entendimento da leitura e da escrita como instrumento de informação, formação e construção do conhecimento.

@ Aproximar os alunos de diferentes formas de linguagens familiarizando-os com a leitura e escrita coerente e coesa.

@ Possibilitar ao aluno conhecer, de forma mais detalhada, a cidade de Belém do Pará.

@ Despertar, o senso crítico e analítico, do aluno, no contexto social.

@ Incentivar produções orais, escritas e em outras linguagens fundamentados nas normas gramaticais.

METODOLOGIA/PROCEDIMENTOS
Este projeto será realizado nas diferentes áreas do conhecimento de forma sistematizada e contínua, com início em fevereiro de 2012 e ao longo do ano letivo. Entendemos que a estruturação da linguagem oral e da escrita, são processos contínuos e deve ser trabalhada interativamente com as disciplinas curriculares, tecnologias, colaboração familiar vinculado com diversos ambientes interativos. Os procedimentos utilizados serão: Os textos A sala de informática como instrumento de aprendizagem, a leitura e a escrita como instrumento de informação, formação e construção do conhecimento e A da Cidade de Belém. Pequenos vídeos para reflexão de temáticas do cotidiano dos alunos, Jogos educativos envolvendo construção e reconstrução de palavras, Alfabeto móvel com letras, palavras e sinais ortográficos para formação de frases e pequenos textos, Mural das palavras e imagens, Dominó dos números com as operações matemáticas, Jogos envolvendo as operações matemáticas.
Todos esses procedimentos terão como temática central “A cidade de Belém” articulada a outros projetos vivenciados pela escola.
RECURSOS
Textos, jornal, revistas, computador, vídeos, caderno, lápis grafite e de cor, alfabeto móvel, televisão, jogos, aparelho de DVD, máquina fotográfica e outros.
AVALIAÇÃO
Participação, assiduidade, construção individual e coletiva.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
tudosobreleitura.blogspot.com/.../responsabilidade-social-e-leitura.ht
portal.mec.gov.br/setec/arquivos/pdf3/tcc_aimportancia.pdf



Nenhum comentário:

Postar um comentário