PROPOSTA
DE
TRABALHO
DA
SALA
DE
INFORMÁTICA
TURNOS:
MANHÃ E INTERMEDIÁRIO
PROFESSORA:
ANA
LÚCIA
FONSÊCA
DOS
SANTOS
DINIZ
PROJETO:
A
LEITURA
E
A
ESCRITA
COMO
INSTRUMENTO
DE
INFORMAÇÃO,
FORMAÇÃO
E
CONSTRUÇÃO
DO
CONHECIMENTO.
TEMA
GERAL:
A
Cidade
de
Belém
FEVEREIRO
- 2012
1. IDENTIFICAÇÃO
PROJETO:
A
leitura
e
a
escrita
como
instrumento
de
informação,
formação
e
construção
do
conhecimento
social.
TEMA
GERAL:
A
Cidade
de
Belém
NOME
DA
PROFESSORA:
Ana
Lúcia
Fonsêca
dos
Santos
Diniz
NOME
DA
ESCOLA:
Escola
Municipal
Palmira
de
Oliveira
Gabriel
TURMAS
ENVOLVIDAS:
C
I
e
C
II
(total
de
turmas
11,
sendo
6
no
turno
da
manhã
e
5
no
intermediário
atendidas
no
laboratório
de
informática
semanalmente)
PARCERIAS:
Professores de
diferentes disciplinas
e salas
ambientes.
JUSTIFICATIVA:
Em
decorrência da vida moderna, vários costumes e conceitos tem se
perdido com o passar dos anos, dentre eles o hábito de ler, tão
comum e valorizado há tempos atrás. Têm-se visto que o hábito de
leitura tem se perdido não apenas por parte dos alunos como também
dos professores, trazendo como consequência cidadãos com uma
restrita visão de mundo e, portanto, pouca capacidade crítica.
Atualmente,
com a diversificação dos meios de comunicação, o uso da Internet
e diferentes tipos de mídias, os alunos anseiam por metodologias
diferentes, motivadores, desafiadoras, atraentes. Dessa forma,
leitura trabalhada na escola, não deve apenas ser um instrumento de
alfabetização, mas sim suporte para que, ao vivenciar a leitura, o
indivíduo tenha um senso crítico aguçado, de modo a torná-lo
sensível às questões do cotidiano que o norteiam. Com a leitura,
bem estruturada, expande-se o mundo e possibilitam-se situações
comunicativas possíveis à compreensão dos outros indivíduos. É
um pequeno universo que engrandece e interliga diversos mundos.
A
leitura tornou-se de extrema importância na formação do homem, que
vive em um mundo em constante transformação e evolução científica
e tecnológica, sendo necessário que o aluno, desde as séries
iniciais, seja capaz de participar ativamente na sociedade na qual
está inserido como agente ativamente transformador e não apenas
como mero espectador.
É
nessa perspectiva que o Projeto A
LEITURA E
A ESCRITA
COMO
INSTRUMENTO DE
INFORMAÇÃO,
FORMAÇÃO E
CONSTRUÇÃO
DO
CONHECIMENTO,
trabalhará esses aspectos como instrumentos que darão
suporte necessário para que os alunos possam atingir a capacidade
cognitiva a fim de evoluir acompanhando a transformação do mundo
letrado e tecnológico sendo ele capaz de ler e escrever com coesão
e coerência de forma interpretativa e analítica.
OBJETIVO
GERAL:
Familiarizar os alunos com diversos tipos de linguagem,
através do uso de diferentes fontes de informação, para que os
mesmos possam entender os processos da leitura e da escrita com
instrumento de informação, formação e construção do
conhecimento social.
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS:
@
Possibilitar
aos alunos
entendimento
da leitura
e da
escrita
como
instrumento
de
informação,
formação
e
construção
do
conhecimento.
@
Aproximar
os alunos de diferentes formas de linguagens familiarizando-os com a
leitura e escrita coerente e coesa.
@
Possibilitar
ao aluno
conhecer,
de forma
mais
detalhada,
a cidade
de Belém
do Pará.
@
Despertar,
o senso
crítico e
analítico,
do aluno,
no contexto
social.
@
Incentivar
produções orais, escritas e em outras linguagens fundamentados nas
normas gramaticais.
METODOLOGIA/PROCEDIMENTOS
Este
projeto será realizado nas diferentes áreas do conhecimento de
forma sistematizada e contínua, com início em fevereiro de 2012 e
ao longo do ano letivo. Entendemos que a estruturação da linguagem
oral e da escrita, são processos contínuos e deve ser trabalhada
interativamente com as disciplinas curriculares, tecnologias,
colaboração familiar vinculado com diversos ambientes interativos.
Os procedimentos utilizados serão: Os textos A sala de informática
como instrumento de aprendizagem, a
leitura e
a escrita
como
instrumento
de
informação,
formação
e
construção
do
conhecimento
e A
da Cidade
de Belém.
Pequenos vídeos para reflexão de temáticas do cotidiano dos
alunos, Jogos educativos envolvendo construção e reconstrução de
palavras, Alfabeto móvel com letras, palavras e sinais ortográficos
para formação de frases e pequenos textos, Mural das palavras e
imagens, Dominó dos números com as operações matemáticas, Jogos
envolvendo as operações matemáticas.
Todos
esses procedimentos terão como temática central “A cidade de
Belém” articulada a outros projetos vivenciados pela escola.
RECURSOS
Textos,
jornal,
revistas,
computador,
vídeos,
caderno,
lápis
grafite
e
de
cor,
alfabeto
móvel,
televisão,
jogos,
aparelho
de
DVD,
máquina
fotográfica
e
outros.
AVALIAÇÃO
Participação,
assiduidade,
construção
individual
e coletiva.
REFERÊNCIAS
BIBLIOGRÁFICAS
tudosobreleitura.blogspot.com/.../responsabilidade-social-e-leitura.ht
portal.mec.gov.br/setec/arquivos/pdf3/tcc_aimportancia.pdf
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