quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Mercado de Peixe: o 1º grande mercado feito de ferro

Foto: Daniel Pinto
Nossa cidade ainda conserva prédios autênticos que testemunham a sua história, são conjuntos arquitetônicos que remontam desde o período colonial – da sua fundação às grandes reformas realizadas pela coroa portuguesa no século XVIII – até a época fausta da borracha, na passagem do século XIX para o XX.
Com os investimentos promovidos pelo rico comércio da borracha os mercados públicos sofreram melhorias sanitárias e receberam novas instalações segundo as mais recentes tecnologias de construção da época, estruturas pré-moldadas de ferro fundido. O primeiro grande mercado feito totalmente de ferro erguido em Belém em foi o Mercado de Peixe, intervenção feita no Ver-o-Peso que se tornou o cartão postal da cidade.
Inaugurado em 1º de dezembro de 1901 pelo intendente Antônio Lemos, esse monumental prédio de 31 m de fachada, lateral de 67 m e 11 m de altura figura imponente às margens da baía com as suas quatro torres características. Foi construído pelos engenheiros Bento Miranda e Raymundo Vianna que, mediante contrato com o governo municipal, exploraram-no comercialmente por vinte anos. Sua procedência é um mistério, já que não há qualquer registro que ateste sua origem; contudo, indiscutivelmente, foi importado dos EUA ou Europa, já que o Brasil não dispunha de uma indústria siderúrgica capaz de produzir um prédio de tais proporções.  (DOL)

Nenhum comentário:

Postar um comentário